segunda-feira, 8 de abril de 2013

Origem do nome Nóbrega



A imagem acima  é de uma estela funerária datada do séc. II d.C – III d.C encontrada na Avenida da Liberdade em Braga, Portugal.

O seu texto faz referência a cidade romana de Elaneobriga e encontra-se exposta no Museu D. Diogode Sousa em Braga. Diz a estela:

SEVERVS REBVRRI F(ilius) TIOPHILVS (sic) ELANEOBR/IGENSIS (sic)
NA(norum) XXXX SOD ALES FLAVI D(e) S(uo) F(aciendum) C(uraverunt)

Tradução:

Severus Tiophilus, filho de Reburrus, de Elaneobriga, com 40 anos. A Confratia dos flavianos tomou a seu cargo erguer (este monumento).

Civitas Elaneobriga

A localização de Elaneobriga ainda não é conhecida, em 1954 no documento "Novíssimas inscrições romana de Braga. "Brancara Augusta", vol. 4 (25). Braga: Câmara Municipal, pág. P. 242-249",
Arlindo Ribeiro da Cunha, indica a atual região de Ponte da Barca como a possível localização da cidade.


Monte onde foi erguido o Castelo da Nóbrega


Esta região era conhecida por Terra da Nóbrega ou Anóbrega o que acredita-se ser uma derivação do nome romano "Elaneobriga". (1) Uma das localizações propostas situa-se entre Ventozelo e Casais de Vide, nos limites entre os concelhos de Vila verde e Ponte da Barca.

Castro do "Castelo da Nóbrega"

A Terra da Nóbrega era uma das muitas circunscrições territoriais em que o país (Portugal) estava dividido para fins administrativos, dudiciais e militares, delimitadas quase sempre por acidentes geográficos O nome veio-lhe do altaneiro castro que lhe servia de reduto defensivo e que ficava no maciço rochoso de cota 775, sobranceiro ao lugar de Ventozelo na freguesia de Sampriz, atualmente chamado Castelo da Nóbrega, S. Miguel-o-Anjo ou de Aboim.

Este castro tem a primeira referência fidedigna no inventário dos bens do Mosteiro de Guimarães do ano de 1059, "Et ad radice castro Annofrice". Ourigo Ougiues, "o velho" avô de D. João de Aboim., levantou ou resconstruiu ali, no século seguinte, um castelo.



O lugar é referido na base de dados do Endovélico. "Cume pedregoso com vestígios de aparelho pouco cuidado que terá pertencido a atalaia medieval. Do castro restam, vestígios de muralhas e fragmentos cerâmicos à superfície, sendo ainda visíveis entalhes nas rochas para colocação de pedra ou madeira".

Não existem informações arqueológicas disponíveis sobre a possível romanização da castro.

*Castro: Castelo fortificado de origem pré-romana ou romana. (Dic. Aurélio)

1. Essa é uma replicação da pesquisa do Portugal Romano - Arqueologia Romana em Portugal

64 comentários:

  1. Então quer dizer que você descende mesmo de cavalheiros medievais. Muito interessante! Esses tempos andei mesmo pesquisando um pouco sobre escudos de família. Pesquisei e dei uma olhada no brasão dos Rothschilds e também descobri que a família Araujo também tem um escudo dos tempos medievais. É interessante isso! Às vezes, gosto de estudar história, mitologia, psicologia e bla bla bla bla... Muito boa sua matéria, achei bem informativa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Se você é um Nóbrega, da família Nóbrega, descubra suas origens aqui. Muito interessante! Remonta aos cavalheiros da idade média. - Pronto, divulguei isso no Google +, espero que mais pessoas leiam. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nóbregas da ilha da Madeira ---> https://descubrindomeusancestrais.blogspot.com/2020/01/meus-ancestrais-nobrega.html

      Excluir


    2. Potiguares buscam cidadania portuguesa a partir de descendência judaica

      27 JUL 2021

      Foto: Lisboa/Pixabay

      Já pensou em viver em Portugal, um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo e um dos menores custos de vida da Europa? E ainda por cima como cidadão naturalizado, podendo ter os mesmos direitos que os nascidos em Portugal? 

      Esse sonho de muitos vem se tornando realidade para vários potiguares, pelo fato de o Rio Grande do Norte ser um dos estados brasileiros que possui um grande número de descendentes de judeus sefarditas, população que tem direito à cidadania portuguesa, amparada pela Lei de Nacionalidade atualmente vigente no país.

      Tal dispositivo legal privilegia os descendentes de judeus expulsos de Portugal, sob a Inquisição, ou por ela perseguidos e executados, promovendo seu direito de retorno ao país de seus ancestrais. Aprovada em 2015, já beneficiou mais de 30 mil requerentes que conseguiram provar sua ascendência sefardita.

      A naturalização, como português, a partir da “Lei dos Sefarditas”, como é vulgarmente conhecida, exige uma complexa documentação e demanda uma assessoria especializada. É justamente esse o serviço oferecido pela Ancestralis, que promove uma pesquisa na árvore genealógica do interessado, nas linhagens paterna e materna, para comprovar se há realmente a descendência de antigas famílias judaicas portuguesas. 

      Após a identificação, a equipe cuida da montagem do relatório de provas documentais, geração a geração, assim como da preparação de toda a documentação necessária, com assessoramento em todas as fases junto aos órgãos portugueses, até o pedido da cidadania ser deferido pelas autoridades do país.

      Seridó reúne famílias de origem judaica

      A chance de naturalização é ainda mais provável, se o potiguar fizer parte das famílias Dantas, Azevedo, Araújo, Medeiros, Lucena, Cirne, Gurgel, Santos, dentre outras. Curiosamente, o Seridó é também um grande “celeiro” de antigas comunidades sefarditas, sendo os patriarcas de Caicó, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Timbaúba dos Batistas, por exemplo, delas diretamente descendentes. Já são quase 250 clientes acompanhados, em aproximadamente dois anos de operação da Ancestralis, com muitos casos de sucesso.

      Os benefícios de se ter a cidadania portuguesa são inúmeros. Além de ter acesso direto a toda a infraestrutura de Portugal, em momentos de fechamento de fronteiras para estrangeiros, como no caso da pandemia, o cidadão não tem qualquer dificuldade de acesso, trabalho, moradia ou estudo em qualquer país da União Européia.

      A equipe é dirigida por Alexandre Santos, genealogista, ex-Controlador Geral do Estado, engenheiro civil pela UFRN, com MBA em gestão financeira, controladoria e auditoria e mestrando em análise financeira pela Universidade de Coimbra. "Oferecemos assessoria completa para o pedido de cidadania, desde o estudo genealógico até o recebimento do sonhado passaporte português", diz Alexandre Santos.

      Serviço

      É possível obter mais informações sobre o serviço de assessoria da Ancestralis

      Excluir
    3. Meu nome é Fábio Vinícius de Lima Nóbrega gostaria de mais informações sobre a história da família Nóbrega e seu brasão. Parabéns pelo trabalho.

      Excluir
    4. Meu nome é Fábio V L Nóbrega nascido em Pirassununga SP, parabéns pelo trabalho, gostaria de obter mais detalhes sobre o brasão da família pois já alguns diferentes um do outro não dá pra saber se é verdadeiro.

      Excluir
  3. Qual o maior brasão que a familia Nobrega possui ?

    ResponderExcluir
  4. Vou pesquisar esse informação e publico aqui. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Mário da Nóbrega fraga e sou de uma família do RJ todos da Nóbrega também.. obrigado gostaria de saber mais sobre a minha família

      Excluir
    2. Sou Amanda Nóbrega

      Excluir
  5. Sim .
    Possuimos 3 ou mais Brasoes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já encontrei 4 brasões diferentes. A dificuldade é saber a ordem cronológica de quando surgiram.

      Excluir
  6. Não consigo entender porque o "castelo da nóbrega" está em ruínas, foi por conta da mal conservação ou houve uma guerra alucinante?? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois motivos, o Castelo primeiro foi alvo durante a invasão muçulmana. D. Ourigues Nóbrega recebeu-o depois por lutar nas Guerras de Reconquista. O tempo fez o resto.

      Excluir
  7. QUE ENGRAÇADO, MEU NOME É ELAINE NÓBREGA.

    ResponderExcluir
  8. Aos leitores,

    Acabei ficando sem tempo, mas no próximo mês retorno com as pesquisa sobre os Nóbregas.

    ResponderExcluir
  9. Robson Nóbrega. mt bom gostei de saber coisas sobre meu nome ,é bom saber de onde viemos

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, eu pensava que existia varias familias Nóbrega, mas um tio meu me informou que somos uma só. Descendentes de Português e com parentesco distante e tals. Isso é verdade? Gostaria de saber um pouco mais sobre a familia :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostaria de saber como faço pra descobrir qual o Brasão que representa a minha Família ??

    ResponderExcluir
  12. Queria descobrir Qual o Brasão Que representa minha Familia ??

    ResponderExcluir
  13. Queria descobrir Qual o Brasão Que representa minha Familia ??

    ResponderExcluir
  14. Também mim enteresei muito em saber a respeito da família Nóbrega meu avô sempre fala que somos uma família só o nome dele é José escariao da Nóbrega

    ResponderExcluir
  15. Também mim enteresei muito em saber a respeito da família Nóbrega meu avô sempre fala que somos uma família só o nome dele é José escariao da Nóbrega

    ResponderExcluir
  16. Que legal. Sempre quis saber mais sobre minha família. Agora sei. Ainda tenho curiosidade. Pois meu sobrenome Da Nóbrega veio do meu avô Solon Pereira da Nóbrega, do nordeste,e meu bisa também Da Nóbrega era cangaceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber também se todos são da mesma linhagem os Nóbregas e os Da Nóbrega

      Excluir
    2. Queria saber também se todos são da mesma linhagem os Nóbregas e os Da Nóbrega

      Excluir
    3. Pelo que eu sei os Nóbrega e os da ( de tbm) Nóbrega são sim da mesma família so mudam como " apelidos"

      Excluir
    4. Eu também sou Pereira de Nobrega, sobrenome composto vindo diretamente da Ilha da Madeira para São Paulo, sem passagem pelo nordeste brasileiro. Não sei em que momento o "Pereira" se uniu ao "Nobrega", meu bisavô lá de 1880 já tinha esse sobrenome 😃

      Excluir
  17. Que legal. Sempre quis saber mais sobre minha família. Agora sei. Ainda tenho curiosidade. Pois meu sobrenome Da Nóbrega veio do meu avô Solon Pereira da Nóbrega, do nordeste,e meu bisa também Da Nóbrega era cangaceiro.

    ResponderExcluir
  18. ola Jeferson Nóbrega !!! Boa tarde, minha familia inteira é Nóbrega e tenho um subrinho tambem Jeferson Nóbrega, pois gostariamos de fazer um brasão, vc tem alguma ideia ??? agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,

      A família Nóbrega já tem seu brasão oficial, está na coluna esquerda deste blog. Se quiser fazer um próprio pode usar ele como inspiração.

      Excluir
  19. Bacana, gostei da matéria. (Mauro da Nóbrega). Visite meu perfil no facebook. Ou www.coisasdointeriormaurodanobrega.blogspot.com.br, ou www.palcomp3.com.br/maurodanobrega

    ResponderExcluir
  20. Bacana, gostei da matéria. (Mauro da Nóbrega). Visite meu perfil no facebook. Ou www.coisasdointeriormaurodanobrega.blogspot.com.br, ou www.palcomp3.com.br/maurodanobrega

    ResponderExcluir
  21. Muito saber um pouco sobre o próprio nome, parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Sou Rinaldo Moreira da Nóbrega onde posso achar mais informações sobre o sobrenome da nobrega? ou nobrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reinaldo,meu pai também era Moreira da NÓBREGA. Será que somos primos?

      Excluir
  23. Sou VALDIR DE CARVALHO NÓBREGA, (paranaense, hoje guarulhense),filho de Francisco Leite Nóbrega e Helena de Carvalho Nóbrega (paraibano x baiana = falecidos), meus avós paternos foram Gabriel de Souza e Maria José dos Espírito Santo Nóbrega (paraibanos), cuja origem remonta anterior à II guerra, advindos da ilha da Madeira, região de Mechíco. Segundo ouvi de alguns parentes, o nome Nóbrega é oriundo da desinência do nome Noruega (Norway), cujo significado é "Caminho do Nórte". Diz-se que os portugueses de tanto falar com sotaque luso: Norway, Noruega, simplificaram para Nóbrega. Confiram.

    ResponderExcluir
  24. Correção:Meu avô paterno: Gabriel Leite de Souza (Souza é o nome no povoado onde minha familia fundou um feudo, na Paraiba.
    De alguma maneira, Nóbrega tem origem viking judia...

    ResponderExcluir
  25. Jefferson, muito obrigado pelas informações! Estou morando em Lisboa e agora sinto-me mais motivado ainda para conhecer Braga e a região onde nascemos e quem sabe, as ruínas do "nosso antigo castelo". :-)

    ResponderExcluir
  26. Posso sentir minhas raízes convivendo no passado

    ResponderExcluir
  27. Anita Nóbrega, bom dia primos! Muitas bençãos, saúde, sucesso, prosperidade, proteção e orientação Divina para todos!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome é Lidiane Nóbrega e queria saber um pouco mais da minha família.tenho interesse de morar em Portugal será que consigo cidadania?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise sobre a lei dos sefarditas e veja se encaixa nela...

      Excluir
  29. Olá! Existem muitos Nóbregas na Madeira, nas freguesias da Camacha e Caniço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia tenho muitos primos na freguesia Jacarepaguá RJ que não conheço meu nome e cássia da Nóbrega

      Excluir
  30. Interessante ��

    ResponderExcluir
  31. Franklin Hudson da Nóbrega , pai Otavio Bezerra da Nóbrega, Avô Otavio Bezerra da Nóbrega

    ResponderExcluir
  32. correção o Pai tem Filho no Final

    ResponderExcluir
  33. Visitam a página do Castelo da Nóbrega ;)
    https://www.facebook.com/castelodanobrega/

    ResponderExcluir
  34. Eu Flávio dos Santos Nóbrega, meu Pai Flávio Farias Nóbrega é da Paraíba

    ResponderExcluir
  35. Acredito que todos os Nóbrega chegaram ao Brasil pelo Estado da Paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não, meu avô veio direto da Ilha da Madeira/Portugal para São Paulo pelo porto de Santos lá pelos idos da década de 50 (1950). 🤔

      Excluir
  36. Bom dia, o meu pai e Manuel NÓBREGA, a minha familia vem de LAMEGO.
    muito obrigado pelas informações. Sempre quis saber mais sobre minha família. Agora sei.

    ResponderExcluir
  37. Eu sou Amanda lucena da Nóbrega, minha família e da Paraíba, eu acredito que todos os Nóbrega, vem da mesma família.

    ResponderExcluir
  38. Olá eu sou Sandra Nóbrega sou da ilha da Madeira . Aqui , sobretudo no Caniço existem muitos Nóbrega. Também acredito que somos todos família. Onde poderei pesquisar mais sobre este assunto? Adorei o que foi postado aqui!!!
    Bem haja a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Sou de São Paulo e descendente do Trajano Pires da Nóbrega,
      da Paraíba.
      Tenho o livro genealógico Família Nóbrega, escrito por ele.
      Também descendo de Sebastião de Medeiros Mattos, das ilhas Açores.
      Também estou pesquisando a família e posso te passar as minhas descobertas.

      Abraços,

      Thelma

      Excluir
  39. Meu falecido avô, Manuel Lopes de Nóbrega, veio para o Brasil com 10 anos de idade, junto à família, vieram da ilha da madeira, minha mãe chegou de ir em Funchal conhecer os parentes do meu avô anos atrás. Não sei ao certo qual estado eles desembarcaram, mas se instalaram no Paraná.

    ResponderExcluir

Resenha “O Olho do Mundo” de Roberto Jordan - 1º Livro da saga "A Roda do Tempo"

“O Olho do Mundo” de Roberto Jordan Livro 1 da série “A Roda do Tempo” Gênero: Alta Fantasia Páginas: 800 Editora: Intrínseca Link para com...